Featured Posts

To top
25 mar

COvid-19: quais são as Fake News – Fique Atenta!!

Pensando em todos os últimos acontecimentos, resolvi compartilhar com vocês algumas notícias que circularam por aí, que são falsas, sobre o tão temido COVID-19!!

Meninas, vamos ficar ligadas para não caírmos em balelas por aí. Desde 31/12/19, quando o novo coronavírus foi descoberto e teve os primeiros casos registrados na China, as informações falsas foram responsáveis por causar pânico desmedido ou negligência em relação às medidas de prevenção ao Covid-19.

Muito se fala que o coronavírus é uma gripe “forte”, mas segundo o Ministério da Saúde, a definição correta é que ele “é uma família de vírus que causam infecções respiratórias”. Por isso, as vítimas infectadas costumam ter sintomas como tosse, febre e dificuldade para respirar. A intensidade desses sinais varia de pessoa para a pessoa, sendo que maiores de 60 anos e pacientes com doenças crônicas e baixa imunidade formam o grupo de risco, que estão mais vulneráveis e podem ter complicações ao contrair o vírus.

Notícia falsa: 60 exames do kit do Governo Federal testam positivos no Mato Grosso

A Polícia Civil de Mato Grosso identificou que o uma médica compartilhou a seguinte notícia falsa: “De ontem pra hoje, 60 exames deram positivo pro corona aqui no laboratório central, com kit mandado pelo Governo Federal… Então começou, tá gente?”. Segundo os agentes, a atitude nada profissional da médica pode gerar um processo criminal a ela.

Notícia falsa: Teste caseiro para diagnosticar o novo coronavírus

Se você receber orientações sobre um teste caseiro para identificar a contaminação pelo coronavírus, saiba que a alternativa não funciona. Nas redes sociais, a orientação é para respirar fundo e prender a respiração por mais de 10 segundos. Caso não haja tosse, a pessoa não está infectada. O Ministério da Saúde afirma que a notícia é falsa. O único teste comprovadamente eficaz é realizado em hospitais públicos, privados ou em laboratórios autorizados.

Notícia falsa: HIV e coronavírus têm vírus semelhantes

De acordo com um estudo publicado na revista Lancet, ao analisar 10 sequências genéticas do novo coronavírus, notou-se há uma semelhança do Covid-19 com o vírus SARs (COV), o qual conta com o morcego como hospedeiro original e como hospedeiro intermediário animais do mercado de Wuhan. Porém, com o vírus HIV, não há nenhum registro científico aponte similaridade. O Ministério da Saúde também informa que o novo coronavírus não foi criado em laboratório.

O Ministério da Saúde conta com uma página destinada para checar as notícias falsas sobre o novo coronavírus e um telefone, o (61) 99289-4640, em que o texto, imagem ou áudio duvidoso pode ser enviado para saber se falso ou verdadeiro. Sendo assim, em casos de dúvidas, não hesite em procurar recursos desse tipo para entender o que é ou não verdade. Lembre-se: ao compartilhar esse tipo de conteúdo, você coloca em risco à sua vida e das pessoas que estão ao seu redor.

Nanda Manu
No Comments

Leave a reply