Featured Posts

To top
16 jun

Limpeza de pele: benefícios e dicas para os cuidados em casa

Pode parecer simples, mas fazer uma boa limpeza de pele necessita de cuidados. Afinal, esse tratamento tem como objetivo remover as impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas e que não são facilmente eliminadas.

E não basta uma apertadinha em um cravo ou cutucar aqueles pontinhos brancos chamados de milium. É preciso ter em mente que uma limpeza de pele mal feita pode até mesmo gerar cicatrizes indesejadas. É por esse motivo que os dermatologistas alertam que este procedimento deve ser feito apenas com esteticista especializado.

Benefícios da limpeza de pele

O procedimento ajuda, ainda, a controlar a oleosidade da pele – o que auxilia no combate à acne. E, dependendo do tipo de pele, a recomendação é que seja feita uma vez por mês. Este é o intervalo de tempo indicado, por exemplo, para mulheres com pele mista, oleosa ou com tendência a ter espinhas. Já no caso de peles normais e secas, a limpeza pode ser feita a cada dois meses. 

Cuidados começam em casa

Mesmo que a recomendação seja fazer a limpeza de pele apenas com profissionais especializados, é possível manter uma rotina de cuidados diários em casa. Para isso, é necessário respeitar o tipo de pele. 

para limpar e tonificar a pele em casa é importante utilizar produtos com ativos próprios para cada tipos de derme: 

  • Pele normal: apostar em itens com vitamina C que favorecem  a síntesis de colágeno, responsável pela firmeza e elasticidade
  • A Vitamina E que mantém a integridade da pele otimizando a capacidade da pele em reter água;
  • Peles oleosa e com acne: pode ser usado sabonete contendo ácido hialurônico;
  • Pele seca: a limpeza requer muito cuidado para não piorar a sua condição. Por isso, devem ser usados tensoativos suaves, comuns em leites ou loções de limpeza que, além de limpar a pele, têm a função de hidratá-la;
  • Pele mista: a limpeza deve ser feita com sabonete líquido suave ou uma loção de limpeza, entre os principais ativos está o ácido hialurônico; 
  • Pele sensível: loção ou leite de limpeza são os mais indicados e um ativo recomendado é o extrato de camomila.

Dicas para limpar e tonificar a pele em casa

Uma rotina de cuidados em casa deve começar com a higienização, com sabonete específico para cada tipo de pele. Retirar as impurezas da maquiagem diária, com um bom demaquilante também contribui para manter a saúde da cútis em dia. 

“Depois de limpar, recomendo tonificar para equilibrar o pH da pele, usar protetor solar e hidratante apropriado”, completa Dra. Vanessa, lembrando que a ingestão de água ajuda (e muito!) a deixar a pele bonita de dentro para fora. 

Durante o dia, outra boa opção é usar séruns com vitaminas e derivados hialurônicos, que têm propriedades antioxidantes e antienvelhecimento.  À noite, borrifar água termal gelada no rosto ajuda a recuperar o tecido cutâneo e preparar a pele para receber o creme noturno.

Nanda Manu
No Comments

Leave a reply