Featured Posts

To top
28 jul

Conheça as vantagens do BB cream e aprenda a usá-lo no dia a dia

O BB cream (do inglês, beauty balm ou blemish balm), um misto de maquiagem e tratamento, ganhou o posto de item multifuncional na nécessaire feminina. É possível dizer que seu papel principal é o de uniformizar o tom da pele e ainda o de iluminá-la. Entretanto, por conter várias ações num só potinho, traz diversos benefícios à pele, que podem ir do efeito antibrilho, proteção solar até efeito tensor, sem contar no ganho de tempo ao substituir a aplicação de diversos produtos por um só.

Hidratante, filtro solar, primer e base facial são as funções básicas de todo BB cream. Existem outros que trazem ainda mais vantagens, tudo depende da marca. Mas antes de aplicar, é preciso saber exatamente como encaixá-lo na rotina de beleza, quais outros itens de beleza dispensar e ainda saber se ele é mesmo o produto que você está precisando. Conversamos com especialistas no assunto e descobrimos todos esses detalhes. Confira a seguir.

Acerte a cor da sua pele

Tonalidade do bb cream - foto: Getty Images

Os BB cream, em geral, não contemplam todas as tonalidades de pele. As peles clara e morena clara são as mais beneficiadas com os produtos disponíveis no mercado. Nesse caso é fácil: basta fazer um teste passando o produto no rosto e ver qual tonalidade mais se ajusta à sua pele. “Quem tem pele morena escura ou negra dificilmente encontrará um BB cream adequado”, explica a maquiadora Guetti Reis, do salão Platinum, em São Paulo. Ela conta que mesmo os BB cream com coloração autoajustáveis ao tom de pele nem sempre conseguem dar à pele uma cobertura uniforme. O efeito vai ficar longe do natural, com pele mais clara que o pescoço, colo e mãos. A dica para quem não encontra um BB cream que se ajuste ao tom da sua pele, é usar o produto como um primer hidratante e apostar numa base tradicional para conseguir uma boa maquiagem. “O ideal é aplicar a base em seguida do BB cream”, explica a maquiadora.

Protetor solar: devo continuar usando?

Protetor solar - foto: Getty Images

A dermatologista Daniela Landim, especialista em estética, conta que caso o BB cream tenha fator de proteção solar 30 ou superior é possível sim dispensar o protetor solar. Em geral, o produto protege contra os raios UVB e UVA. Algumas versões contém proteção apenas contra os raios UVA. Os raios UVB são os principais causadores do câncer de pele, enquanto os UVA são os principais responsáveis pelos sinais de envelhecimento, como rugas e manchas. Portanto, o mais recomendado é checar qual é a proteção solar que está sendo garantida pelo seu BB cream. Se o produto tiver filtro inferior a 30 ou não proteger contra os raios UVB, o protetor solar comum deve ser aplicado antes do BB cream – após a limpeza facial diária. “Além da proteção química do protetor solar, a coloração do BB cream promove também uma proteção física, ou seja, a cor impede parcialmente que a radiação atinja a pele”, explica.

A especialista chama atenção para a necessidade de uma boa aplicação por toda a pele do rosto e pescoço. Lembre-se também de reaplicar o produto durante o dia, caso você não queira desfazer toda a maquiagem para reaplicar o produto, aposte em protetores em mousse ou flan – uma textura parecida, mais ainda mais leve que o mousse -, que podem ser aplicados sobre a maquiagem.


Substitui a base?

Maquiagem - foto: Getty Images

O BB cream faz uma cobertura bem fininha, uniformizando a coloração da pele e iluminando a face. Para quem gosta desse efeito mais discreto, o BB cream pode ser uma ótima opção. A desvantagem pode ser a duração desse efeito sobre a pele, o que também vai depender da qualidade do produto. Mas quem quer produzir uma maquiagem mais elaborada com uma cobertura mais espessa, pode passar BB cream, esperar alguns instantes até que o produto seque no rosto, e em seguida aplicar a base.

Nanda Manu
No Comments

Leave a reply